Deus e Ciência

Quando compreendemos o real sentido da nossa existência, abrimos os nossos horizontes físicos e espirituais. Hoje em dia, acredito que é preciso muita sabedoria para entender o verdadeiro significado da existência de Deus, aliado ao conhecimento científico. Associar esses dois temas não é fácil, por causa dos fanatismos em ambos os lados. Mas quando consegue-se aceitar a importância dos dois temas para influenciar as nossas vidas, depreendemos uma realidade ímpar, livre do aprisionamento, livre de uma fé cega, conduzi-nos a uma fé raciocinada.

Percebo em estudos existentes uma busca constante do ser humano em encontrar provas científicas da existência espiritual. Cabe mencionar que há pessoas que não precisam de nenhuma prova para acreditar. Nesse aspecto confesso a vocês que a minha crença já existia, porém vivia oscilando pela influência do racionalismo ortodoxo, mas se consolidou depois de eu ter passado pela experiência de quase morte. Sobre a palavra crença faço um adendo em relação ao significado, pois as pessoas de uma forma geral, a limitam no sentido religioso quando na verdade, no meu ponto de vista, apresenta uma dimensão muito mais ampla, devido a ser um ato de se acreditar, ter convicção, certeza ou não na possibilidade de algo, independentemente de ser religioso ou ideológico (no caso de ideologia podemos dizer que é o conjunto de crenças, ideias e doutrinas de uma sociedade). Digo isso, para exemplificar a crença na existência de Deus para os religiosos, e a convicção dos ateus de que Ele não existe. Nesse aspecto, temos também a crença de muitos estudiosos de que a ideologia pode ser um instrumento político, moral e social de dominação e alienação da consciência humana. Por essa razão é um tema muito relativo e involucra a percepção e a experiência de vida de cada um.

Temos que refletir sobre a dualidade que há entre Deus e a Ciência, pois revela-se muito importante para entendermos o sentido das nossas vidas. E também como pode ser transformador aliar esses dois temas na busca pelo autoconhecimento. Vocês já pararam para pensar nisso? Agora eu penso todos os dias, com essa análise, consegui ressignificar a minha existência. Aprendi o quanto é importante conhecer a ciência humana e a necessidade que temos de entender, a razão de nossa existência. Com esse novo olhar, percebi que a convivência pautada no amor ao próximo nos engrandece, a prática da caridade nos fortalece e a observância às leis ético-morais nos conduz a um mundo melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close